A EMPRESA

Desenvolvemos, fabricamos e fornecemos produtos para sistemas de cocção a gás e prestamos serviços de injeção e usinagem em peças técnicas em ligas de alumíniozamac .

A ARIM Componentes, fundada em 1988 em Santana de Parnaíba, SP, Brasil, aplicando a tecnologia de injeção em alta pressão de metais não ferrosos, dedicou-se a desenvolver e fornecer componentes, registros, válvulas e conexões em liga de zinco, para sistemas de gás, aparelhos de cocção e fogões domésticos.

A alta qualidade de nossos processos e produtos, a rapidez no atendimento, a grande capacidade técnica de nossa equipe e os constantes investimentos em novas tecnologias, proporcionaram aos nossos clientes e fornecedores, a credibilidade e a confiança para o desenvolvimento de novos negócios.

Hoje a ARIM, em parceria com nossos clientes dos mais diversos segmentos do Brasil e do mundo, desenvolve soluções completas em componentes injetados em ligas de zinco e alumínio, desde a concepção dos produtos, desenvolvimento de projetos, construção e manutenção de moldes, ao acabamento, usinagens técnicas e pré-montagens, proporcionando serviços altamente competitivos.

MISSÃO

Desenvolver, produzir e fornecer os melhores e mais competitivos reguladores, registros e válvulas de segurança de gás para o mercado, integrando a linha com os demais componentes do sistema de cocção.

Maximizar a eficiência da prestação de serviços para agregar valor e atender as expectativas dos nossos clientes.

VISÃO

Fazer dos nossos registros e válvulas de segurança as principais opções para o ocidente.

Ser o principal fabricante de reguladores de gás domésticos do Brasil.

Estar entre as mais competitivas prestadoras de serviços do nosso segmento, agregando valor ao negócio e atendendo as expectativas dos nossos clientes.

VALORES

Respeito ao ser humano
Desenvolvimento contínuo de pessoas, produtos e processos
Aversão ao desperdício
Empenho e comprometimento com prazos e resultados
Qualidade total
Integração entre equipes
Responsabilidade Socioambiental

NOSSA POLÍTICA DE QUALIDADE

Garantir os padrões de qualidade e segurança do produto exigidos pelos clientes e mercados em que a Arim atua, construindo a imagem positiva da empresa e suas marcas, cumprindo a Missão, focados na Visão e respeitando os Valores da organização.

Em 20.000m² de área, temos nossa planta dedicada ao desenvolvimento e a produção lean (enxuta), apoiada nos valores: respeito ao ser humano, qualidade total, responsabilidade socioambiental, aversão ao desperdício, comprometimento com prazos e resultados, integração entre equipes e o desenvolvimento contínuo de pessoas, produtos e processos. Buscando sempre a melhoria contínua. A infraestrutura da fábrica está preparada para atuar nos segmentos, conforme descrito abaixo:

Alumínio

  • 12 injetoras de alumínio de 180 à 630 toneladas;
  • 9 prensas
  • 5 tornos CNC
  • 5 centros de usinagem (3 eixos)
  • 3 centros de usinagem com 4º eixo (2 Fanuc)
  • 1 jato de granalha
  • 2 tamboreadores rotativos
  • 1 vibradeira

Zamac

  • 30 injetoras de zamac de 5 à 130 toneladas
  • 2 prensas
  • 2 sistemas de lavagem e secagem automáticos
  • 3 tamboreadores circulares
  • 2 tamboreadores paralelos

Estrutura

  • 6 geradores

 

Moldes

  • 1 centro de usinagem 5 eixos (high speed machine)
  • 6 fresadoras
  • 1 torno CNC
  • 3 tornos mecânicos
  • 3 retíficas
  • 4 equipamentos de eletroerosão (penetração)
  • 1 durômetro

Qualidade

  • 1 espectômetro
  • 1 máquina de medição 3D
  • 2 projetores de perfil
  • 1 máquina de medição batimento e circularidade
  • 1 medidor de perfil
  • 3 microscópios estéreo
  • 3 estufas para ensaio de temperatura
  • 1 equipamento de ensaio hidrostático
  • 1 elasticômetro
  • 1 sonda de medição de carbono
  • 1 bancada de teste triedro

 

POLÍTICA DE COMPLIANCE

DECLARAÇÃO

Em atenção ao quanto disposto na circular de política de compliance de 23/03/2018, editada pelo Conselho de Administração da ARIM COMPONENTES S/A, apresento-lhes a competente declaração.

A ARIM COMPONENTES S/A em atenção ao quanto disposto na circular de política de compliance de 23/03/2018, editada pelo Conselho de Administração declara que está comprometida com a Lei nº 12.846, de 2013 (“Lei Anticorrupção”, em conjunto, as “Regras Anticorrupção”) e também com os dez princípios do Pacto Global e exige de todos os seus clientes e fornecedores atenção equivalente a esses princípios dentro da estrutura de negócios.

O conteúdo deste documento, é parte dos acordos contratuais dos agentes que tenham alguma relação jurídica com a ARIM.

A implementação desses aspectos é avaliada como parte do processo de seleção do fornecedor e prestador de serviços, e é analisada constantemente como parte das avaliações frequentes de desempenho dos fornecedores.

DA LEI ANTICORRUÇÃO

Esperamos e orientamos para os devidos fins e com estrita boa fé, que nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviços, estejam cientes, conheçam, entenda e observe integralmente as regras estabelecidas nas leis anticorrupção aplicáveis, em especial, mas sem limitar, a Lei nº 12.846, de 2013 (“Lei Anticorrupção”, em conjunto, as “Regras Anticorrupção”), abstendo-se de qualquer atividade que constitua uma violação às disposições das Regras Anticorrupção. Obrigando-se, ainda, a conduzir suas práticas comerciais de forma ética e em conformidade com as Regras Anticorrupção.

Esperamos que nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviço não possuam empregados, sócios, administradores e/ ou representantes de qualquer natureza que mantenham e/ ou que possam manter, durante a vigência deste Termo, cargo público de qualquer natureza e em qualquer esfera, ou mesmo seja empregado de partido político no país de execução dos serviços;

Que tenham plena consciência que qualquer fato ou ato que seja capaz de alterar o cenário previsto no parágrafo anterior, como, mas não limitado, eventual nomeação de empregados, sócios, administradores e/ ou representantes de qualquer natureza a cargo público, bem como a ocorrência de quaisquer fatos ou atos que contrariem as disposições das Regras Anticorrupção aplicáveis, deve ser imediatamente comunicado à ARIM;

Esperamos e orientamos ainda que já tenham implementado ou que se programem em implementar durante a vigência do contrato, um programa de conformidade e treinamento eficaz na prevenção, detecção e combate a violações das Regras Anticorrupção.

PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS – OS DEZ PRINCÍPIOS E PRATICAS COMERCIAIS

A ARIM espera que seus clientes, fornecedores e prestadores de Serviço conheçam e respeitem os 10 princípios do Pacto Global das Nações Unidas, quais sejam os abaixo elencados:

Direitos Humanos

  1. Apoiar e respeitar a proteção aos direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  2. Assegurem que não haja participação em violações destes direitos.

Normas de Trabalho

  1. Esperamos que nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviços apoiem à liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  2. Apoiem ainda a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  3. Apoiem a abolição efetiva do trabalho infantil; e
  4. Apoie a eliminação à discriminação no emprego.

Meio Ambiente

  1. Esperamos que nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviço apoiem uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  2. Esperamos que os mesmos desenvolvam iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
  3. E que incentivem o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Combate à Corrupção

  1. Esperamos que nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviço, trabalhem contra a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão, suborno, propina ou oferecimento de qualquer vantagem pessoal.

Esperamos que todos tenham ciência e respeitem regras de concorrência definidas pela LEI ANTITRUSTE, conforme abaixo:

  1. As leis antitruste vedam entendimentos e/ ou acordos entre concorrentes no que diz respeito à política de preços, condições de venda aos clientes e alocação de mercados ou consumidores. Tais leis podem ser muito complexas e suas violações podem sujeitar a ARIM e seus funcionários a sanções criminais, incluindo multas, prisão e responsabilidade civil.

Portanto, esperamos que nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviço não de deem a pratica de qualquer ato que caracterize ou colida com as regras de antitruste previstas na legislação.

Informamos aos nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviços que a ARIM espera não sejam omissos ou negligentes com relação às políticas de Compliance, ou seja, não sejam passivos diante de irregularidades, se utilizando de nosso canal de comunicação para realizar denúncias, correções de práticas e inclusive para infrações cometidas por terceiros e qualquer preposto da ARIM mesmo as já desligadas.

Comitê de Ética da ARIM

e-mail: ouvidoria@arim.com.br

Por fim entendemos que demos ciência aos nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviços que a não observância das orientações deste TERMO, pode influenciar as decisões da ARIM no momento da avaliação realizada em nosso processo de seleção de nossos parceiros.

Paulo Faifman Morete

Diretor Geral / CEO